Internacional

Economia: Trump vence e Banco do Japão pode subir juros para salvar o iene

8/11/2024

A vitória de Donald Trump nas eleições americanas fortaleceu o dólar, aumentando o risco de nova queda do iene e pressão para que o Banco do Japão (BOJ) suba juros já em dezembro. A valorização do dólar levou o iene a mínimas recentes, encarecendo importações de combustível e alimentos, o que eleva a inflação e prejudica o consumo no Japão.

Diante do risco de o iene cair ao nível de ¥162 por dólar, próximo à mínima de três décadas, autoridades japonesas, sinalizaram que podem intervir para evitar a desvalorização excessiva. O cenário crítico pressiona o BOJ, que aumentou taxas para 0,25% em julho após uma década de estímulos. Analistas esperam novas elevações até março, com chances de antecipação caso o iene continue a enfraquecer.

O primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, tem mostrado cautela com relação a aumentos de juros, mas economistas apontam que uma queda abrupta do iene poderia forçar novas altas para estabilizar a moeda e os preços no Japão.

Fonte: Japan News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top