Japão

Economia: população gasta mais no Natal mesmo com inflação

23/12/2024

Apesar da inflação afetar os orçamentos familiares, muitos japoneses estão dispostos a gastar no fim de ano. Em Tokyo, compradores lotaram lojas para adquirir presentes e itens festivos.

Uma pesquisa da fabricante de brinquedos Bandai revelou que os pais planejam gastar em média ¥8.138 em presentes de Natal, um aumento de mais de 5% em relação ao ano anterior.

Lojas de alimentos no mercado Ameyoko, no distrito de Ueno, em Tokyo, também estão movimentadas. Ohashi Mashu, presidente de uma loja de frutos-do-mar, afirmou ter mantido os preços ao comprar a granel. “Os clientes priorizam qualidade e não hesitam em gastar”, explicou.

Especialistas apontam que, após um ano difícil, muitos japoneses estão dispostos a gastar mais para celebrar as festividades.

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top