Japão

Economia: famílias cortam gastos em meio à alta dos preços

11/11/2024

Os gastos das famílias japonesas caíram 1,1% em setembro em relação ao ano anterior, segundo dados do governo, em reflexo dos altos preços que limitam o consumo. Esta queda, a segunda consecutiva, preocupa o Banco do Japão (BOJ), que busca impulsionar a economia.

A mudança nos hábitos de consumo revela uma preferência por alternativas mais baratas, como frango em vez de carne bovina. Dados salariais também mostraram queda nos ganhos ajustados pela inflação, impactando o poder de compra.

Para o BOJ, o cenário de consumo e salários é crucial para decidir o momento ideal para aumentar as taxas de juros, com o PIB do terceiro trimestre ainda por ser divulgado.

Fonte: Japan News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top