Japão

Devastador: tufão nº 10 Causa morte e destruição

30/08/2024

O tufão nº 10 atingiu a cidade de Satsumasendai, na província de Kagoshima, na manhã desta quinta-feira (29), avançando para o norte pelas prefeituras de Kumamoto e Nagasaki. Embora tenha perdido força, o tufão ainda representa uma ameaça, podendo atingir a região de Chugoku hoje (30).

O fenômeno causou fortes chuvas na costa do Pacífico, afetando Kanto, Tokai e Shikoku. A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de deslizamentos de terra, inundações e transbordamento de rios.

O tufão causou a morte de quatro pessoas: três em um deslizamento de terra na cidade de Gamagori, província de Aichi, e um idoso de 80 anos em Kamiita-cho, província de Tokushima. Além disso, 35 pessoas ficaram gravemente feridas em Miyazaki e 24 em Kagoshima.

Chuvas intensas continuam em várias regiões, com registros de 815 mm em 48 horas em Ebino, Miyazaki, e ventos de até 51,5 metros por segundo em Makurazaki, Kagoshima. Inundações foram registradas no rio Miyagawa, na província de Oita, e alertas máximos foram emitidos em diversas cidades.

Previsões indicam que chuvas intensas podem persistir até domingo (1º), com destaque para precipitações de até 400 mm em Shikoku e 300 mm no norte de Kyushu.

Fonte/Foto: Yahoo Japan
To Top