DETIDO NA IMIGRAÇÃO sofre lesão no pescoço
Um detido do Centro de Imigração Higashi-Nihon, que fica na cidade de Ushiku, na província de Ibaraki, sofreu uma lesão no pescoço depois que um segurança de uma empresa privada o agrediu por causa de uma bola de futebol, informou a divisão de imigração no domingo (29).
De acordo com a divisão de assuntos gerais do centro de imigração, o ataque ocorreu durante um período de exercícios físicos na tarde da última sexta-feira.
O segurança aparentemente atacou o homem depois que a dupla teve uma disputa por uma bola de futebol.
“Eu o coloquei em uma chave de braço numa situação de brincadeira porque ele mentiu para mim sobre onde a bola estava”, disse o segurança.
O detido foi citado dizendo: “Não parecia uma piada para mim”, que alegou ainda ter sido “estrangulado” pelo segurança. Não houve testemunhas do incidente.
Embora o homem alegasse que estava sofrendo de dores no pescoço naquela noite, ele não teve permissão para ver um médico, pois as autoridades consideraram que ele não estava ferido. Um médico de um hospital externo o examinou, enquanto o detido continuava a se queixar de dores no pescoço no dia seguinte. Ele foi então diagnosticado com uma entorse no pescoço que pode levar duas semanas para melhorar.
O centro de imigração detém estrangeiros que permaneceram ilegalmente no Japão. A divisão de assuntos gerais do centro que aconteceu o incidente, não esclareceu o gênero e a faixa etária do segurança em questão, alegando que “é um assunto envolvendo uma empresa privada comissionada” e que ainda vai decidir se denuncia o incidente à polícia “com base nos desejos da vítima que é do sexo masculino”.
O diretor do centro de imigração, Tetsuro Isobe, comentou: “Lamentamos profundamente este (incidente) que minou a confiança do público em nós. Exigiremos estritamente que a empresa de segurança impeça uma recorrência”.