Japão

DESEMPREGO no Japão cresce em janeiro

A taxa de desemprego no Japão subiu para 2,8% com o aumento de infecções por coronavírus e restrições de mobilidade atingindo a atividade do setor de serviços, embora um indicador de disponibilidade de empregos tenha crescido para uma alta de 21 meses em janeiro, mostraram dados do governo na sexta-feira (4).

Os dados vieram quando as empresas da terceira maior economia do mundo concluíram as negociações trabalhistas anuais, enquanto a pressão negativa de mortes recordes por coronavírus e a crise na Ucrânia ofuscam as perspectivas de recuperação.

A taxa de desemprego ajustada sazonalmente em comparação com 2,7% em dezembro, que também foi a previsão mediana em uma pesquisa da Reuters com economistas.

O número de trabalhadores ficou em 66,9 milhões em janeiro, com ajuste sazonal, registrando a primeira queda em três meses, com o aumento de 70.000 demissões devido a condições de negócios desfavoráveis.

Os setores de varejo, educação e transporte foram duramente atingidos pelo surto da variante Omicron, com restrições restabelecidas, levando a mais de 100.000 empregos perdidos em cada um desses setores em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Fonte: Reuters     |     Foto: Reuters
To Top