Japão

Desemprego cresce em fevereiro

01/04/2024

No mês de Fevereiro, a taxa de desemprego no Japão registrou um aumento para 2,6%, em comparação aos 2,4% do mês anterior, marcando o primeiro aumento em sete meses. Este aumento coincide com um contexto de aumento dos custos de vida, levando mais pessoas a ingressarem no mercado de trabalho, conforme divulgado pelo governo na sexta-feira (29).

O número de pessoas empregadas aumentou ligeiramente, mas o número de desempregados também cresceu, com mais pessoas procurando emprego. Aproximadamente 770 mil pessoas deixaram seus empregos voluntariamente, enquanto 440 mil foram demitidas por seus empregadores.

Os setores mais impactados com a redução de ofertas de emprego em fevereiro foram o setor industrial, com queda de 8,7%, seguido pelo setor de alojamento e serviços de alimentação, com redução de 8,4%, e o setor de serviços de estilo de vida e entretenimento, que encolheu 7,9%.

Fonte: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top