Daihatsu: sob nova direção
14/02/2023
O presidente da Daihatsu está deixando o cargo após décadas de irregularidades em testes que forçaram a montadora a suspender toda a produção de veículos.
Soichiro Okudaira, será substituído por Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina e região do Caribe, a partir de 1º de março, anunciou a Daihatsu na terça-feira (13).
“A liderança da Daihatsu será alterada para permitir que a empresa evite uma recorrência (da má conduta) e recupere suas forças originais”, disse o presidente da Toyota, Koji Sato.
Ele também disse que o grupo Toyota planeja rever o domínio de negócios da Daihatsu e fazer com que a empresa se concentre em miniveículos com cilindrada de 660 cc ou menos.
A troca do cargo foi anunciada um dia depois que a Daihatsu retomou a produção de dois modelos de veículos em uma fábrica em Oyamazaki, na província de Kyoto.
A Daihatsu Motor Kyushu, uma subsidiária, iniciará a produção de mais 10 modelos de veículos em sua fábrica em Nakatsu, província de Oita, em 26 de fevereiro.
Mas a produção deverá permanecer interrompida pelo menos até 1º de março nas duas fábricas restantes do grupo em Ikeda, na província de Osaka, e Ryuo, na província de Shiga.