Crise alimentar: Japão lida com escassez de arroz
27/08/2024
A escassez de arroz no Japão tem gerado preocupação, com prateleiras vazias se tornando comuns em supermercados, em meio a um aumento na demanda. Muitos consumidores estão estocando arroz após alerta de um possível megaterremoto na Fossa de Nankai, enquanto o país aguarda a chegada da nova safra ao mercado.
O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca pediu calma à população, assegurando que a situação deve ser normalizada em breve. Mesmo assim, redes como a Ito-Yokado, limitaram a venda de arroz a um pacote por família.
O impacto também é sentido no setor de restaurantes, com o aumento nos preços do arroz elevando os custos operacionais. Em julho, o preço do arroz subiu 18% em relação ao ano anterior, o maior aumento em 20 anos, impulsionado pela alta demanda, incluindo turistas estrangeiros.
Apesar disso, produtores em áreas como a prefeitura de Aomori relatam que a produção está indo bem, sem grandes impactos climáticos, e que não há motivo para pânico. As autoridades acreditam que a escassez será parcialmente resolvida com a distribuição da nova safra nos próximos meses.