Crime: polícia investiga esquema de cobre roubado no Japão
19/11/2024
A polícia de Tokyo realizou nesta segunda-feira (18), uma operação em quatro lojas de metais nas prefeituras de Tochigi e Ibaraki. Os estabelecimentos são suspeitos de comprar cabos de cobre roubados por uma quadrilha tailandesa, conscientes da origem ilegal dos materiais.
Em outubro, sete membros do grupo foram presos por roubar cabos de usinas solares nas províncias de Gunma e Tokyo. Segundo a polícia, eles participaram de mais de 100 furtos, lucrando ¥46 milhões em cerca de 80 vendas realizadas entre fevereiro e junho.
A legislação atual não exige que revendedores de cobre verificem a identidade de vendedores ou registrem transações, criando brechas para práticas ilegais. “Precisamos eliminar comerciantes mal-intencionados que exploram lacunas na lei”, declarou um investigador.
A alta no preço do cobre, agravada pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, tem impulsionado roubos em usinas solares. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 4.161 casos, sendo estrangeiros responsáveis por 60% das detenções relacionadas a esses crimes, segundo a polícia.