Crime: 22 detidos por pirataria de animes e mangás
16/07/2024
Um grupo da indústria japonesa revelou que 22 pessoas foram identificadas por operarem sites estrangeiros de pirataria de animes e mangás japoneses nos últimos três anos.
A Content Overseas Distribution Association (CODA) informou que autoridades chinesas tomaram medidas contra 18 dessas pessoas, com 13 delas sendo presas por um departamento de segurança pública entre janeiro e junho.
No Brasil, quatro pessoas foram expostas em uma operação antipirataria, resultando no fechamento de 36 sites de pirataria.
Segundo o CODA, com a crescente popularidade dos animes e mangás japoneses ao redor do mundo, um número crescente de operadores estrangeiros está publicando obras traduzidas em seus sites sem permissão e com fins lucrativos. Em 2022, a perda financeira estimada devido a esses sites foi de aproximadamente ¥1,9 a ¥2,2 trilhões (cerca de 12 a 14 bilhões de dólares).
O CODA também apontou que perdas semelhantes foram confirmadas na França e em outras nações europeias nos últimos anos, e afirmou que continuará trabalhando em estreita colaboração com autoridades estrangeiras para tomar medidas rigorosas contra a pirataria.