Japão

Crianças deixam famílias para continuar os estudos

18/01/2024

Em meio ao caos desencadeado pelo terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a Península de Noto, na província de Ishikawa, alunos do ensino secundário da cidade de Wajima enfrentam uma difícil decisão: deixar suas famílias para continuar seus estudos.

Na quarta-feira (17), aproximadamente 250 dos 400 estudantes das três escolas secundárias da cidade optaram por se mudar temporariamente. Com as escolas danificadas ou transformadas em centros de evacuação, esses jovens se despediram emocionados de seus familiares antes de embarcarem em uma jornada de cerca de 100 quilômetros em direção à cidade de Hakusan, no sul da província.

Apesar da incerteza sobre o currículo durante esse período, um funcionário de Wajima assegurou que a cidade buscará seguir o plano de estudos original na medida do possível.

Embora seja incomum que estudantes se separem de suas famílias para continuar seus estudos em tempos de desastres de grande escala, cerca de 140 estudantes dos municípios de Suzu e Noto, atingidos pelo terremoto, também devem se mudar para uma instalação em Kanazawa no domingo.

Fonte/Imagem: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top