Farmacêutica solicita aprovação de pílula
A empresa farmacêutica japonesa Shionogi, informou na sexta-feira (25) que solicitou a aprovação de seu medicamento oral para COVID-19, depois que ensaios clínicos de fase intermediária mostraram eficácia na redução do coronavírus no corpo.
É a primeira pílula desse tipo desenvolvida por uma farmacêutica japonesa e será administrada a pacientes com coronavírus leve a moderado, independentemente de estarem em risco de hospitalização, para evitar que o vírus se multiplique no corpo.
A empresa com sede em Osaka disse que entrou com pedido no Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar para a aprovação antecipada condicional do medicamento conhecido como S-217622, após os resultados dos ensaios clínicos de fase 2.
O sistema de aprovação antecipada condicional permite que os fabricantes de medicamentos ignorem a fase final dos ensaios clínicos uma vez que um certo nível de eficácia e segurança tenha sido confirmado, de acordo com o Ministério da Saúde.
Durante o processo, os pacientes tomaram uma dose do medicamento diariamente durante um período de cinco dias e mostraram rápidas reduções na carga viral e melhora nos sintomas em comparação com aqueles que receberam placebo.
A Shionogi disse que pode começar a fornecer entre 400.000 e 500.000 doses da droga no Japão até o final de fevereiro e 1 milhão de doses até o final de março.
Fonte: Kyodo