COVID-19: Extensão da quase-emergência
O Japão planeja decidir se estenderá um quase-estado de emergência COVID-19 em Tokyo e 12 províncias na primeira metade desta semana, disseram fontes do governo no domingo (6).
O primeiro-ministro Fumio Kishida afirmou o plano durante conversas com o ministro da Saúde Shigeyuki Goto e outros ministros relacionados, já que o governo metropolitano de Tokyo registrou 17.526 casos diários de coronavírus na capital, a maior contagem para um domingo.
Kishida instruiu Noriko Horiuchi, ministro encarregado de promover o lançamento de vacinas, para acelerar a administração das doses de reforço para lidar com a nova onda de infecções estimuladas pela variante Omicron que é altamente transmissível.
O governo está considerando estender o quase-estado de emergência em Tokyo e 12 prefeituras por duas semanas ou até o final do mês a partir da data original de 13 de fevereiro.
As 12 prefeituras são Saitama, Chiba e Kanagawa, que fazem fronteira com a capital, além de Gunma, Niigata, Gifu, Aichi, Mie, Kagawa, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki.