COVID-19: Diminuição após o fim da emergência
O número de novos casos de infecção por coronavírus no Japão continua caindo, mesmo após o fim do estado de emergência COVID-19 pelo governo no final do mês passado, informou uma comissão do ministério da saúde.
Em reunião na quarta-feira (13), a comissão alertou que novos casos de infecção “podem diminuir em um ritmo mais lento ou parar de cair a partir de agora, pois o número de pessoas que saem à noite está aumentando em muitos lugares do país”.
Uma pesquisa da Universidade de Nagasaki em 890 pessoas de 16 a 64 anos que fizeram um teste de coronavírus em julho-agosto, descobriu que as vacinas feitas pela farmacêutica Pfizer Inc. e pela empresa de biotecnologia Moderna Inc. foram 86,8% eficazes na prevenção dos sintomas do COVID-19 após a aplicação das duas doses administradas de qualquer uma das vacinas.
Os resultados da pesquisa foram submetidos à reunião do conselho consultivo.
De acordo com uma estimativa do professor da Universidade de Kyoto Hiroshi Nishiura, as vacinações COVID-19 ajudaram cerca de 650 mil pessoas a evitar a infecção, ao mesmo tempo que reduziam as fatalidades em cerca de 7.200 entre março e setembro.
O conselho consultivo enfatizou que é importante manter a situação atual de infecção o maior tempo possível e reduzir ainda mais o número de novos casos. O painel também disse que continuará as discussões sobre por que o número de novos casos despencou recentemente, observando: “Uma análise adicional é necessária.”