Notícias

Consulado vai à Hiroshima

O Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, realizou o Consulado itinerante em Hiroshima, no Hiroshima City International House,​ ​entre os dias 22 e 24 de junho,​ disponibilizando serviços consulares, economizando tempo e recursos financeiros,​ beneficiando aos que têm dificuldades de locomoção ​inclusive.​

O Cônsul adjunto Matheus Corradi, cônsules, staffs e voluntários estiveram à frente do Consulado Itinerante junto com professoras de portuges, psicóloga e atendimento do Banco do Brasil. Tudo conectado e em sincronia.
Matheus avalia positivamente sua primeira missão na cidade e espera poder voltar anualmente apesar das dificuldades orçamentárias.

FOTO: Cônsul Adjunto Matheus e Cônsul Marcelo Menezes

Passaporte e Registro de Nascimento
Ele ressalta que um dos serviços mais procurados continua sendo a emissão de passaportes, mas salienta o número expressivo de registros de crianças e que o registro pode ser feito em qualquer momento. A preocupação é se acontece alguma catástrofe familiar ou ambiental durante o período que a criança ainda não foi registrada. O Consulado pouco poderá fazer para emitir passaporte nesse caso.
Aconselhamos o registro o quanto antes e o Consulado está à disposição para facilitar o trabalho de registro.

FOTO: O casal Eduardo e Daiane vieram com sua filha Clara Yumi para registrar o casamento. São de São Paulo e moram há 18 anos em Hiroshima.

Atestado de vida
A tendência na digitalização dos serviços se por um lado agiliza processos burocráticos, por outro, pode deixar no esquecimento o público da terceira idade ​e o​s trâmites previdenciários junto ao INSS precisam ser efetuados a fim de d​ar continuidade dos benefícios.
“A vezes quem mais precisa dos nossos serviços tem pouca fluência digital, por isso a facilidade deve ser extrema”, avalia Matheus.

​FOTO: ​Psicóloga Lilian Daiane Araujo Lima, parense da cidade de Castanhal, veio de Ogaki-shi, em Gifu para dar assistência aos brasileiros.

​FOTO: ​Mari Ueoka e Márcia Takara, são voluntárias
Há cerca de 10 anos nos consulados itinerantes e nas eleições presidenciais.

Fonte: Redação Japão Aqui

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top