Comissão investiga discriminação à Brasileira
Em 4 de outubro de 2023, realizou-se a primeira reunião da comissão apuradora que visa investigar a questão em que um funcionário da cidade de Anjo, na província de Aichi, recusou indevidamente o pedido de assistência social de uma mulher nikkei brasileira.
Em novembro de 2022, um funcionário da cidade de Anjo recusou indevidamente o pedido de assistência social de uma mulher nikkei brasileira de 42 anos, explicando que “imigrantes sem-teto estrangeiros não podem receber assistência social“, entre outras alegações.
A mulher em questão já residia apartamentos públicos da província e, de acordo com as regulamentações, era apta para receber assistência social. A cidade reconheceu que essas respostas foram inadequadas e estabeleceu uma comissão apuradora composta por quatro professores universitários para investigar o assunto.
Durante a reunião, foi confirmado que a comissão conduzirá entrevistas com cerca de 10 pessoas, incluindo os funcionários envolvidos e a mulher em questão. Além disso, eles investigarão se houve casos semelhantes.
O advogado Tetsu Fujita, que atua como presidente da comissão, expressou o desejo de “prosseguir com a investigação para identificar as causas e prevenir futuras ocorrências”. Ele planeja compilar um dossiê em fevereiro de 2024 e apresentá-lo à administração da cidade.
https://www.tokai-tv.com/tokainews/article_20231004_30410
Fonte: Tokai TV