China supera Japão como maior exportador de carros
02/01/2024
Segundo dados divulgados pela Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis (JAMA), a China ultrapassou o Japão como maior exportador mundial de veículos no ano passado.
Em 2023, o Japão exportou um total de 4,42 milhões de veículos, registrando um aumento significativo de 16% em comparação com o ano anterior. As vendas domésticas de automóveis também apresentaram um crescimento expressivo, atingindo quase 4,78 milhões de unidades.
De acordo com números divulgados anteriormente pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, a China exportou 4,91 milhões de veículos no ano passado. Isso foi quase 58% a mais que no ano anterior. Grande parte do aumento foi impulsionado pelas remessas de veículos elétricos e híbridos.
As exportações de automóveis do Japão totalizaram 4,2 milhões em 2022. O país ocupava a posição de maior exportador desde 2017. No geral, as vendas de automóveis no Japão têm diminuído principalmente desde 2000.
No entanto, fabricantes japoneses como a Toyota, juntamente com outros fabricantes de caminhões e ônibus agrupados na JAMA, estão focando em veículos elétricos, investindo não apenas em híbridos, mas também em células de combustível e outros tipos de motores inovadores para se adaptarem às mudanças no mercado automobilístico global.