No Japão

Chegando na nova casa

Os primeiros passos na nova moradia no Japão

Qualquer pessoa que chega ao Japão para trabalhar, pela primeira vez, geralmente é recepcionado pela empresa que lhe contratou no Brasil. Na maioria das vezes,  essa empresa é a responsável por procurar a moradia.

Antes sair do Brasil, confirme com a contratante essas informações.  É importante saber se a moradia é um alojamento, no qual você necessitará dividir o local com outros moradores, ou se uma moradia exclusiva para você e sua família. Essa informação muda a sua preparação para o Japão.

Água, luz e gás

As necessidades básicas para o primeiro dia é saber se luz, gás e água funcionam. Caso não, você telefone para as respectivas companhias para solicitar a ligação dos serviços.

Supermercado

No supermercado, faça a compra dos produtos básicos do dia a dia como arroz, água, carne, ovos, macarrão, molhos, sal, açúcar e mais o que você necessitar. Não esqueça do material de limpeza como detergente, esponja e sacos de lixo, além o papel higiênico e lenços de papel em caixa.

Linha branca

Confirme se o local tem utensílios básicos como fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, microondas e panela de arroz. Caso não, você terá que comprar. As lojas vendem kits com esses produtos com preços em conta, são os Shin Seikatsu Kaden Setto, ( 5 itens custa cerca de 65 mil ienes).

Edredom/futom

O kit de futon custa em torno de 5 mil o completo com futon (edredom), shikibuton (colchão japonês) travesseiro e as respectivas capas. Pode também comprar pela internet.

Utensílios domésticos

Para o primeiro dia, o ideal é ir até uma loja de 100 ienes e comprar os pratos, talheres, panelas, frigideiras, itens de higiene pessoal,  material limpeza, etc.

Os produtos são de boa qualidade, baratos e uma variedade de cores, formatos e tamanhos.

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top