Brazilian Day balança Hamamatsu
Hamamatsu, 4 de setembro de 2022
Brazilian Day foi realizado pela primeira vez na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, nos dia 3 e 4 de setembro, com presença de autoridades brasileiras e japonesas na galeria Soramo. A meteorologia ajudou, desviando o tufão 11 que passou ao sul do Japão e atraiu brasileiros de diversas províncias.
Na abertura, o prefeito de Hamamatsu Suzuki Yasutomo, saudou a realização do evento, deu boas vindas ao público presente e até arriscou algumas palavras em português arrancando aplausos do público presente.
Na sequência discursaram os prefeitos de Kosai-shi Kageyama Takashi, Fukuroi-shi Ooba Noriyuki e Iwata-shi Kusachi Hiroaki. Apoiador em várias atividades culturais na cidade, o ex-ministro da educação e atual deputado federal Shionoya Ryu também esteve presente juntamente com patrocinadores e colaboradores do evento que comemora o bicentenário da independência do Brasil.
O Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, mentor e entusiasta da idéia, finalizou o discurso ressaltando que o Brasil comemora o bicentenário da independência do Brasil em relação a Portugal. Após a apresentação da simpática mascote Ieyasukun, mascote da cidade de Hamamatsu, lançou de forma digital a nova mascote da comunidade Brasileira o Jujuba.
Jhony Sasaki retornou ao Japão para ser o MC, para apresentar o evento que contou com apresentações musicais, dança e o
Concurso Brazilian Day, produzido pela make-up artist Paula Kondo, Mitiko Nakano da Shallom Renaissance e sua equipe.
As vencedoras do Garota Brazilian Day 2022 foram:
1º Ayumi Morimitsu
2º Eduarda Moreira
3º Tais Imai
Toni Garrido (Antônio Bento da Silva Filho), da banda Cidade Negra retornou ao Japão para reencontrar-se com a comunidade brasileira e fez o show tremer, fechando com chave de ouro, cantando as canções que estão na memória do povo. Um show para marcar, com muito som e luz e ritmo para embalar a cidade mais brasileira do Japão.
Foram dois dias ecoados nas midias da comunidade e pelas tevês brasileiras SBT e Record. O Shizuoka Shinbun na sua edição dominical citou o evento brasileiro na cidade.
A JICA financiou as despesas de transporte de Catorze voluntários, estudantes brasileiros, bolivianos e filipinos de mestrado e doutorado das Universidades japonesas; Kyoto; Keio; Nagoya e Tokyo. Voluntários anônimos da comunidade como o Sr. Pedro Tachikawa de 77 anos, natural de Guararapes e emigrou ao Japão 30 anos atrás, ajudou a manter o espaço limpo. Os seguranças brasileiros junto com os policiais japoneses permaneceram atentos durante os dois dias.
FOTO: Voluntários Pedro Tachikawa, 77 anos e Marcelo Asato
FOTO: Voluntários foram fundamentais para a manutenção da limpeza e ordem
FOTO: Seguranças atento o tempo todo, junto com policiais japoneses
O evento inédito teve apoio de várias entidades privadas e públicas que foram fundamentais para a realização, como a Prefeitura de Hamamatsu e a HICE que trabalharam conjuntamente com o Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu, segundo seu presidente Eber Toyohashi.
Fonte: Redação Japão
Fotos: Redação e Renan Fujioka
Foto da capa: Alex Santos