Brasileiro acusado de duplo homicídio será julgado no Brasil
4/12/2024
A Justiça Federal do Paraná (JFPR) começou a ouvir testemunhas no caso de Anderson Robson Barbosa, acusado de matar a esposa Manami Aramaki, 29, e a filha Lily, de 3 anos, no Japão. Ele será o último a depor, com previsão de audiência hoje.
Barbosa, natural de Londrina (PR), foi preso em julho de 2023 após fugir para o Brasil. Ele é apontado como autor das mortes ocorridas em agosto de 2022, em Sakai, no Japão. Segundo a polícia japonesa, o crime teria sido motivado pelo receio do divórcio e da perda do Certificado de Residência no país.
As audiências serão virtuais, com depoimentos de testemunhas no Japão, adequando-se ao fuso horário. O julgamento ocorre no Brasil por meio de acordo de cooperação jurídica internacional.
Documentos das autoridades japonesas indicam que Anderson matou primeiro a esposa e depois a filha, confessando os crimes a um amigo. Imagens divulgadas mostram Barbosa no aeroporto de Narita antes de fugir para o Brasil. Após meses foragido, foi localizado em São Paulo e transferido para o Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná.