Aumento nos salário dos trabalhadores da construção
11/03/2024
O governo japonês e os principais grupos da indústria da construção concordaram, em aumentar os salários dos trabalhadores do setor em mais de 5% no próximo ano fiscal, como parte de uma iniciativa para melhorar as condições de trabalho.
O primeiro-ministro, Fumio Kishida, pediu as empresas a implementarem esses aumentos salariais durante uma reunião realizada em Tokyo na sexta-feira (8), “Espero que esses aumentos salariais ajudem a indústria a garantir mão de obra e a promover um desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
Prevê-se que a indústria da construção enfrente desafios significativos em 2024, incluindo uma escassez de mão de obra, devido à implementação de limites de horas extras no próximo mês. Na reunião, os participantes concordaram que o governo irá, entre outras medidas, elaborar um novo conjunto de políticas até o final deste mês para ajudar o setor a enfrentar esses desafios.
Além disso, o governo está planejando medidas adicionais, incluindo revisões na legislação de negócios da construção, com a introdução de “custos laborais padrão” para garantir salários justos e a implementação de sistemas para fiscalizar empresas que não cumpram essas normas.