Aumento nos casos de suicídios
A pandemia do coronavírus levou a mais 8.000 suicídios no Japão entre março de 2020 e junho de 2022.
As mulheres com idade na faixa dos 20 anos tiveram o maior aumento nos casos de acordo com o estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores, incluindo Taisuke Nakata, professor associado da Universidade de Tokyo.
No Japão, acredita-se que as dificuldades econômicas sejam um dos impulsionadores da taxa de suicídio e as mortes tendem a aumentar quando a taxa de desemprego aumenta.
Embora os suicídios no Japão tenham diminuído anualmente a partir de 2010, a tendência cresceu em 2020 pela primeira vez em 11 anos.
Para evitar as consequências negativas nas atividades sociais e econômicas, alguns especialistas estão pedindo ao governo que relaxe ainda mais as medidas antivírus, como encurtar o período de tratamento para pacientes infectados.
“Para manter as atividades socioeconômicas, é necessário flexibilizar medidas, como encurtar o período de isolamento de pacientes infectados, e mudar o foco para pessoas com alto risco de desenvolver sintomas graves”, disse Otake, que também integra o painel do governo sobre as medidas do COVID-19.
Serviço de emergência no Japão: 119
Se você está tendo pensamentos suicidas, ajuda está disponível.
No Japão, ligue para Yorisoi Hotline no telefone 0120-279-338 (ligação gratuita). Pressione 2 após a mensagem gravada para consulta em inglês, chinês, coreano, tagalo, português, espanhol, tailandês, vietnamita, nepalês ou indonésio. O serviço nesses idiomas também está disponível no Facebook Messenger .