Educação

Assistência financeira aos universitários estrangeiros

19/02/2024

O Ministério da Educação do Japão está ampliando suas disposições de ajuda financeira para estudantes universitários estrangeiros. Até então, bolsas de estudo, empréstimos e reduções de mensalidades eram oferecidos exclusivamente a cidadãos japoneses e residentes permanentes ou especiais. A partir de abril, o ministério expandirá a elegibilidade para estudantes com status de “dependente”, incluindo cônjuges e filhos de trabalhadores estrangeiros no Japão.

Com o número de pessoas com visto de dependente aumentando para cerca de 228.000 em 2022, houve apelos crescentes para fornecer mais apoio às crianças não japonesas buscando ensino superior no país. O ministério enfatiza que os elegíveis devem ter concluído o ensino fundamental até o ensino médio no Japão e planejar trabalhar no país após a formatura.

Essa iniciativa representa um passo significativo em direção à inclusão e ao apoio aos estudantes estrangeiros que desejam prosseguir com seus estudos no Japão.

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top