Aplicativo para combater queda na taxa de natalidade
6/06/2024
Tokyo lançará um aplicativo de namoro neste verão, em uma tentativa de reverter a queda na taxa de natalidade nacional, anunciou um representante do governo nesta terça-feira (4). Os usuários precisarão provar que são legalmente solteiros e assinar uma declaração de intenção de casamento.
O aplicativo também exigirá comprovação de renda por meio de um documento fiscal, uma prática comum em aplicativos de namoro japoneses. “Descobrimos que 70% das pessoas que desejam se casar não utilizam eventos ou aplicativos para encontrar parceiros”, afirmou o funcionário. “Queremos incentivá-los a buscar relacionamentos.”
Apesar de ser comum a organização de eventos dos encontros pelos municípios japoneses, é raro que um governo local desenvolva um aplicativo próprio. O processo de registro do aplicativo inclui uma entrevista para confirmar a identidade do usuário. Desde o final do ano passado, o aplicativo está em fase de testes gratuitos.
Nas redes sociais, houve desconfiança em relação ao uso de recursos públicos para esse fim, mas alguns usuários expressaram interesse pela segurança oferecida pelo aplicativo.
O Japão enfrenta uma crise demográfica com mais de duas mortes para cada nascimento em 2023. Os nascimentos caíram pelo oitavo ano consecutivo, totalizando 758.631, uma queda de 5,1%, enquanto o número de mortes atingiu 1.590.503. Em resposta, o primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu políticas de apoio financeiro às famílias, melhor acesso a cuidados infantis e mais licença parental.