Japão

Aplicativo contra tarados

O aplicativo Digi Police mostra um texto na tela do smartphone que comunica às pessoas próximas que está acontecendo uma situação de constrangimento com a mensagem “Um incidente de apalpação está ocorrendo aqui. Por favor me ajude.”

O aplicativo foi baixado por mais de 470.000 usuários depois que o Departamento de Polícia Metropolitana o lançou em 2016.

O Departamento de Polícia Metropolitana está pedindo que as pessoas o usem ativamente, em sua Campanha de Erradicação de Chikan, que começou em 1º de junho, junto com os operadores ferroviários.

À medida que a pandemia do COVID-19 está diminuindo e mais pessoas estão retornando aos escritórios e escolas, um número crescente de mulheres está compartilhando nas mídias sociais suas experiências de lidar com “chikan” (apalpadores ou apalpadores) em trens.

A polícia acredita que é importante criar ferramentas ou sistemas para facilitar a denúncia de incidentes de chikan.

Uma startup chamada RadarLab criou um aplicativo de smartphone gratuito chamado Radar-z em 2019, que torna mais fácil para as vítimas de chikan procurar ajuda e informar onde ocorrem os incidentes.

Os usuários também podem procurar ajuda de outras pessoas que estão no mesmo trem, pressionando um botão no aplicativo.

FONTE: ASAHI     /     FOTO: RYO OYAMA

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top