Notícias

ANISAKIS, a causa nº 1 de intoxicação alimentar

O número de casos relatados de intoxicação alimentar causada por Anisakis, um parasita que é levado ao corpo humano ao comer sashimi e causa fortes dores abdominais, está aumentando no Japão.

Em 2018, tornou-se a principal causa de intoxicação alimentar no país. Anisakis é um parasita assustador que morde as paredes do estômago e dos intestinos, causando fortes dores e náuseas devido a reações alérgicas. De acordo com a Comissão de Segurança Alimentar do Gabinete do Japão, o Anisakis é um nematóide com um comprimento de 2 a 3 centímetros.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, as intoxicações alimentares são classificadas por causa em: (1) bacterianas, como a salmonela; (2) viral, tal como norovírus; (3) parasita, como Anisakis; (4) produtos químicos agrícolas; e (5) naturalmente venenosos, como a toxina do baiacu e os cogumelos venenosos. Anisakis foi designado como agente causador de intoxicação alimentar sob o Food Sanitation Act em 1999.

Para evitar a anisaquíase, o Ministério da Saúde recomenda congelar o peixe a menos 20° C por pelo menos 24 horas ou aquecê-lo a 60° C por pelo menos 1 minuto.

FONTE: MAINICHI     /     FOTO: MAINICHI/ISAMU GARI

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top