AMWAY: Suspensão parcial de negócios por marketing de rede
A Agência de Assuntos do Consumidor do Japão emitiu uma ordem de suspensão parcial de negócios para a Amway Japan por solicitar ilegalmente pessoas por meio de marketing de rede.
A agência diz que a empresa convidou indivíduos para se tornarem membros e promover as vendas de seus produtos, além de pedir aos membros que solicitassem outras pessoas para se tornarem vendedores e que receberiam taxas de referência.
A lei de transações comerciais especificada estipula que um operador comercial é obrigado a informar os consumidores dos nomes dos solicitadores e do operador, bem como o objetivo da solicitação.
Mas a agência diz que a Amway Japan violou a lei desde pelo menos março do ano passado. As autoridades dizem que a empresa convidou as pessoas sem informar seu nome ou seu objetivo, usando táticas de venda dura e sem emitir documentos.
A agência ordenou na sexta-feira (14) que a Amway Japan suspendesse parte de seus negócios, incluindo atividades de solicitação e contratos, por seis meses. A agência também instruiu a empresa a criar um sistema para evitar uma recorrência.
A Amway Japan diz que alguns membros realizaram atos ilegais e que tomará medidas para melhorar seus negócios e evitar a reincidência. A empresa diz que essas medidas incluirão a revisão de sua plataforma de ética, código de conduta e treinamento de membros. Acrescentou que instruirá seus membros sobre as leis e regulamentos pertinentes.
Fonte/Foto: Asahi Shimbun