ALUGUEL: Auxílio para famílias monoparentais
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão iniciará um novo programa de empréstimos para ajudar famílias monoparentais a pagar o aluguel.
O governo também expandirá o alcance daqueles que têm direito a assistência financeira para adquirir qualificações de trabalho no âmbito do programa de promoção de treinamento vocacional existente.
O sistema de auxílio ao aluguel será lançado no momento em que pais solteiros, muitos dos quais empregados não regularese e com garantia de renda insuficiente, são particularmente afetados pela crise do coronavírus.
De acordo com fontes, serão fornecidos até ¥ 40.000 em empréstimos sem juros por mês durante um ano através dos governos das províncias das cidades designadas por decreto para famílias monoparentais que recebem auxílio-creche. O governo central financiará 90% dos empréstimos e o restante pelas prefeituras.
Os mutuários ficarão isentos das obrigações de reembolso se receberem formação profissional, conseguirem empregos e permanecerem empregados durante um ano.