Alerta de nevasca no Japão
06/02/2024
Um sistema de baixa pressão, acompanhado por uma frente fria, avança para o leste ao longo da costa sul de Honshu, prevendo fortes nevascas, principalmente em áreas montanhosas da região de Kanto-Koshin, até a manhã de terça-feira (6). Em Tokyo, a neve começou a cair na tarde de segunda-feira (5), levando a Agência Meteorológica do Japão (JMA) a emitir um alerta de neve forte na capital, exceto nos 23 distritos do leste, onde foi emitido um aviso de neve intensa.
A agência instou a população a ficar atenta a possíveis interrupções nos serviços de transporte público devido à queda de neve e às superfícies congeladas das estradas. A previsão indica que a intensidade da neve atingiu o pico na noite de ontem. São esperados 40 centímetros de neve nas áreas montanhosas da parte norte de Kanto e Koshin, enquanto 25 centímetros são previstos nas áreas baixas do norte de Kanto. O sul de Kanto deve receber 10 centímetros de neve nas áreas baixas, com 8 centímetros nos 23 distritos de Tóquio.
Os transtornos causados pela neve já afetaram os serviços de transporte. A Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) cancelaram 76 voos no Aeroporto de Haneda. A JR East suspendeu todos os 14 trens expressos Azusa e Kaiji da Linha Chuo após as 17h. A East Nippon Expressway proibiu veículos com pneus normais de circular em suas vias expressas na região. Diversas vias expressas foram fechadas para evitar complicações devido à neve, impactando a mobilidade na ampla área das regiões de Kanto e Tokai.
Fonte: Japan News / Foto: Yomiuri