AICHI: Universidade japonesa promove interação
20 de agosto de 2022
Universidade de Aichi dá palestras com ajuda de intérpretes
Advogados brasileiros, japoneses e professores, realizaram no sábado dia 20, na cidade de Toyota próximo ao Homi Danchi, palestras informativas direcionadas à comunidade brasileira.
A iniciativa faz parte de um projeto de interação internacional da universidade de Aichi, que abordou temas ligados à educação e bolsas de estudo.
FOTO: Advogados brasileiros Renan Teruya e Marcia Arai Tavares
Entre os convidados palestrantes, participaram o advogado brasileiro Renan Teruya, um estudante de direito japonês e uma estudante filha de turcos que estuda relações internacionais.
Renan, que chegou ao Japão aos 8 anos de idade, afirma que sentiu dificuldade na adaptação na escola japonesa, não se sentia motivado a estudar, porém com o tempo sua capacidade de compreensão ampliou sua visão e propiciou atingir novos patamares. Hoje mesmo após ter sua licença de advogado, continua a ler, estudar para atingir novas metas.
Brasileiros, moradores da região e representantes da Escola São Paulo participaram do evento, vieram informar-se com professores e advogados.
FOTO: Nelson Ferreira tem filho na faculdade japonesa
Nelson Ferreira de 55 anos, é da cidade de Toyota e mora há 26 anos no Japão. Tem cinco filhos e veio em busca de informações sobre bolsa de estudos, para o filho que é recém ingressado na faculdade japonesa onde estuda fisioterapia.
FOTO: Marcela Hitomi Okamoto, 17 anos
Aryádne P.C. P. R. Yamakawa, Diretora pedagógica da Escola São Paulo sediada na cidade de Anjo, esteve presente com cinco representantes e entre eles a estudante do ensino médio Marcela Hitomi Okamoto 17 anos, recém-chegada ao Japão.
Uma das colaboradoras, a advogada Márcia Arai Tavares, falou de sua experiência como mãe, sobre seu filho Pedro, que foi o primeiro aluno brasileiro em sua nova escola japonesa. Salientou que no caso deles, a educação que se deu dentro de casa, foi fundamental para vida escolar entre japoneses.
Representante da prefeitura de Toyota foi um dos palestrantes onde esclareceu sobre subsídios oferecidos pela província de Aichi. O subsídio é uma doação, portanto não há necessidade de devolução do valor. Há também uma linha de crédito para empréstimos para pessoas de baixa renda, sem juros e sem fiador para cobertura de despesas de educação.
Ele lembra que há despesas de atividades extracurriculares, por isso recomenda o planejamento financeiro e poupança. Ao ingressar na universidade, há muitas opções de entidades que dão crédito estudantil para amparar os estudantes.
Colaboraram para a realização do evento, o Conselho do Bem-estar Social de Toyota, Escritório de advocacia Aichi Himawari e a Advogada Márcia Arai Tavares.
Fonte: Redação Japão Aqui