Aichi: Licença de três dias para alunos
A partir do ano fiscal de 2023, os alunos de escolas públicas na província de Aichi terão até três feriados por ano, de acordo com os dias de folga de seus pais.
O governo da província de Aichi apelidou a licença de “learcation” – uma junção de “learning” e “férias” – e visa tornar mais fácil para as famílias passarem tempo juntas e participarem de atividades de aprendizado durante a semana fora da escola, além de suavizar a demanda para férias durante o pico.
Segundo o governo da prefeitura, é a primeira iniciativa do gênero no país.
Alunos de escolas públicas primárias, secundárias, bem como escolas de necessidades especiais, são elegíveis para a licença. Se esses alunos informarem suas escolas com antecedência, sua ausência não será contada como falta.
Os alunos terão a tarefa de compensar o tempo de aula perdido por meio do autoestudo. O sistema será introduzido gradualmente a partir do segundo trimestre do ano fiscal de 2023.
A iniciativa faz parte do plano da prefeitura de reformar as férias e tem como objetivo garantir oportunidades para os pais que trabalham no final de semana ficarem com seus filhos, além de incentivar os responsáveis a tirarem férias remuneradas.
“A pandemia de coronavírus mudou a maneira como as pessoas trabalham”, disse o governador de Aichi, Hideaki Omura. “Agora que podemos ver o fim da pandemia, gostaria de promover medidas para reformar a forma como as pessoas tiram férias.”