Comidas & Bebidas

AICHI: Aos 95 Anos, Vovó Japonesa Conquista o Mundo com Doces Tradicionais

07/11/2024
Em Nishio, Aichi, uma pequena loja de doces japoneses está chamando atenção global. A responsável? Toshiko Maki, uma senhora de 95 anos, que há 70 anos prepara o famoso “mitarashi dango”, espetinhos de bolinhos de arroz grelhados e cobertos com molho doce, vendido a apenas 100 ienes (cerca de R$ 3,50).

Uma Tradição de 70 Anos Feita à Mão
Toshiko começou a fazer dangos quando se casou e se mudou para a casa do marido. Com a morte precoce dele, assumiu a loja e a criação dos filhos sozinha. “Não me canso, pois faço isso há muitos anos”, diz, com um sorriso. Seus dangos são feitos artesanalmente, usando 100% de farinha de arroz e muito carinho, mantendo viva uma tradição que dura sete décadas.

Popularidade nas Redes Sociais e Clientes de Todo o Mundo
Um vídeo de Toshiko preparando os dangos foi postado no Instagram em agosto e alcançou mais de 40 milhões de visualizações. Esse sucesso inesperado trouxe visitantes internacionais dos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul, todos curiosos para experimentar os famosos dangos. “É emocionante ver tanta gente interessada aos 95 anos”, comenta a doceira.

Dangos que Marcam a Infância das Novas Gerações
Na comunidade de Nishio, os dangos de Toshiko também fazem parte da tradição escolar. Em quatro creches locais, o doce é incluído mensalmente no lanche das crianças, transmitindo o sabor do mitarashi dango para novas gerações. Muitos adultos, que cresceram com os doces de Toshiko, continuam visitando a loja e trazendo seus filhos para conhecerem a “vovó dos dangos”.

Força e Dedicação por Trás do Sucesso
Para Toshiko, a força para continuar vem do carinho de seus clientes, que a motivam diariamente. “Ver as pessoas felizes com meus dangos é o que me inspira a seguir em frente”, compartilha.

Nome da Doceria: Seika Do
Endereço: 愛知県西尾市吉良町吉田亥改34
Tel: 0563-32-0157
Aberto: 08:00 – 19:00
Fechado: Segundas e terças

Fonte: CBC News & Redação Japão Aqui

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top