Cultura

AICHI: A História por Trás do Projeto Musical Colaborativo

07/07/2024
Uma Canção de Amor e Esperança
Durante os momentos desafiadores da pandemia, uma chama de inspiração acendeu no coração de um compositor da província de Aichi, na comunidade brasileira no Japão, determinado a espalhar uma mensagem de amor e esperança. Essa faísca inicial resultou na criação de uma canção que uniu músicos de diferentes nacionalidades, tornando-se um projeto colaborativo que transcendeu fronteiras e culturas.

Inspiração e Início do Projeto
A ideia de criar essa música nasceu durante o isolamento social imposto pela pandemia. O compositor, Ronaldo Sugimoto, buscou transmitir uma mensagem positiva em tempos difíceis, teve que pausar temporariamente o projeto devido às circunstâncias adversas. No entanto, quando as enchentes devastaram o Rio Grande do Sul, ele recebeu uma mensagem de Edy, um amigo brasileiro, incentivando-o a gravar uma música para ajudar as vítimas. Isso reacendeu sua determinação e ele decidiu utilizar a composição para algo maior.

“Eu quis envolver cantores de várias nacionalidades porque a letra da música fala sobre amor ao próximo. Acredito que essa é uma das melhores maneiras de demonstrar isso: ‘Eu não te conheço, posso até nunca ter visitado o seu país, mas estou disposto a fazer algo por você’,” explicou o compositor.

Desafios e Aprendizados
Coordenar artistas de diversas culturas e estilos musicais revelou-se um desafio técnico considerável. Embora todos os participantes tenham sido extremamente profissionais, a complexidade técnica de mixar as gravações exigiu a contratação de um especialista. Além disso, a montagem do clipe, que envolvia a sincronização de todo o material recebido, foi realizada pelo próprio compositor.

“Um grande aprendizado foi perceber que as pessoas querem ajudar, mas às vezes precisam de uma oportunidade para isso. Quando apresentei o projeto, todos se mostraram dispostos a participar, e alguns chegaram a contratar estúdios de gravação, pagando do próprio bolso,” afirmou ele.

Cantores:
* Ivo Pessoa – Ficou muito conhecido em todo Brasil por interpretar a música “Uma vez mais”, tema da novela “Alma Gêmea”. Já morou no Japão, mas atualmente vive no Brasil.
* Thedy Correa – Vocalista da banda “Nenhum de Nós”. Vive no Rio Grande do Sul, Brasil.
* Mauricio Gasperini – Ex-vocalista da banda “Rádio Taxi”. Vive em São Paulo, Brasil.
* Jota Peron – É produtor de cinema, escritor, músico e já foi considerado um dos melhores intérpretes do Raul Seixas. Vive em Pedreira, São Paulo.
* Dave Bratcher – Cantor, produtor e ator americano. Vive nos EUA.
* Jean-Christophe Duvivier (JC) – Natural da Bélgica, hoje vive no Japão.
* Maachan – Cantora e professora de canto japonesa. Vive no Japão.
* Lalo Matsusaka – Cantor e músico peruano. Vive no Japão.
* Danilo Arruda – Natural do Brasil. Além de cantor, é empresário e vive no Japão.
* Rodrigo Brizzi (contra-baixo) – músico brasileiro. Vive no Japão
* Marcelo Gasperini (bateria) – Músico brasileiro. Vive no Brasil
* Ronaldo Sugimoto – Me mudei do Brasil para o Japão em 1996.

A produção musical foi feita pelo Wesley Yoshida (Dinamus Studio), de Gifu, no Japão.

Impacto e Futuro do Projeto
A mensagem de que todos nós podemos ajudar e fazer o bem ressoa fortemente. O compositor, refletindo sobre seus próprios erros e desafios, vê nessa música uma oportunidade de transformar o presente e construir um futuro melhor.

“Espero que todos que assistirem ao clipe, seja aqui na comunidade brasileira na província de Aichi ou em qualquer lugar do mundo, entendam que o verdadeiro valor está nas pessoas, e que tudo se transforma ao nosso redor quando começamos a fazer o bem,” ele compartilhou com esperança.

Quanto ao futuro do projeto, o compositor vê essa canção como o começo de um movimento capaz de impactar positivamente a sociedade. Ele aspira que este seja apenas o primeiro passo de muitos para inspirar e unir pessoas através da música e do amor ao próximo.
Fonte: Redação Japão Aqui

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top