Água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar
O governo japonês anunciou na sexta-feira (13), que uma descarga planejada de água tratada da usina nuclear danificada na província de Fukushima no mar, começará por volta desta primavera ou verão.
A política revisada sobre o descarte da água tratada contendo concentrações de baixo nível de trítio, terá o apoio financeiro para as comunidades pesqueiras afetadas e foi endossada durante uma reunião de ministros relevantes na sexta-feira.
As comunidades e a vizinha China continuam se opondo ao vazamento de água a cerca de 1 quilômetro da costa do Pacífico.
A Coréia do Sul, que também se opõe ao descarte de água tratada, reiterou que a água deve ser descartada com segurança de acordo com os padrões internacionais do ponto de vista objetivo e científico.
Para garantir que a descarga esteja de acordo com os padrões internacionais de segurança e não cause danos à saúde pública e ao meio ambiente, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), realizou várias revisões de segurança do plano.
Uma delegação de funcionários da AIEA e especialistas internacionais visitará o Japão a partir de segunda-feira (16) até 20 de janeiro para realizar outra revisão dos aspectos regulatórios do plano de descarga e manter discussões com a Autoridade de Regulamentação Nuclear do Japão.
A maioria das usinas nucleares em todo o mundo libera rotineiramente e com segurança água tratada contendo baixas concentrações de trítio e outros radionuclídeos para o meio ambiente como parte de suas operações normais, de acordo com a AIEA.