Japão elege o 1º deputado gay da história do país
Recentemente o Japão elegeu a primeira deputada trans da história do país.
O Japão elegeu na última segunda-feira (22 de julho), seu primeiro político abertamente gay para o parlamento nacional do país.
O ativista dos direitos LGBTI que se tornou parlamentar agora, Taiga Ishikawa, 45 anos, conquistou uma cadeira para a pelo Partido Democrático Constitucional do Japão (CDPJ) na Câmara.
“Eu estava pedindo o reconhecimento das pessoas LGBT nas eleições”, disse ele depois que sua vitória foi anunciada, segundo Asahi Shimbun.
“Muitas pessoas em todo o Japão criaram coragem para votar em mim. Isso confirma que estamos aqui. Ao todo, o Japão elegeu pelo menos oito políticos LGBTI abertos para cargos em conselhos regionais e parlamentos”, disse Ishikawa.
De maioria conservadora, o Japão ainda não permite o casamento entre pessoas do mesmo gênero e suas leis também não contemplam proteções a cidadãos LGBTs contra discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.
O Partido Liberal Democrata (LDP), no poder, é notoriamente anti-LGBTI. Mas o CDPJ elaborou projetos para proteger os direitos LGBTI.
Ishikawa prometeu levar adiante as leis que garantem a igualdade no casamento e proteger as pessoas LGBTI da discriminação: “Eu quero apoiar as pessoas vulneráveis nesta sociedade como um político.”