Morando no Japão

MENOS DESPERDÍCIO E ECONOMIA

Uma família japonesa de 4 pessoas, desperdiça em média tigelas de arroz. Assim abre uma reportagem usando uma palavra japonesa que resume em “MOTTAINAI”, que numa tradução aproximada, seria uma expressão contrariedade quando se está frente a uma situação de desperdício.
A preocupação em minimizar o desperdício gera novos negócios onde uma loja vende alimentos próximos à data de vencimento ou vencidos por extremamente baratos. A loja idealizada por uma NPO, esclarece que mesmo nessas condições os alimentos não oferecem risco a saúde.Os alimentos chegam a ter 97% de desconto.
No Japão, 6.430.000 toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, sendo que 50% do desperdício tem origem nas residências.
Técnico de um laboratório microbiológico, explica o padrão na hora de definir a data de validade de um produto e avisa que no cálculo do prazo, há uma margem de segurança. Acrescenta ainda, que cada consumidor deve se responsabilizar no consumo fora do prazo de validade.

Acesse o link oficial da loja:

https://www.mottainai-ichiba.org/store/


Fonte: ANN News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top