DESASTRES NATURAIS: refugiados com animais de estimação
O governo japonês pretende tornar mais fácil para as pessoas se refugiarem das casas com os seus animais de estimação durante uma catástrofe natural, garantindo que tenham informações sobre para onde ir.
O Ministério do Meio Ambiente está preparando uma lista de verificação para os governos locais com o objetivo de tornar mais fácil para os donos de animais descobrir quais abrigos aceitam cães, gatos e outros animais de estimação.
Em grandes desastres naturais anteriores no Japão, incluindo os fortes terremotos que atingiram a prefeitura de Kumamoto e seus arredores em 2016, algumas pessoas foram forçadas a ficar em seus carros depois de serem proibidas de entrar em abrigos porque estavam acompanhadas de seus animais de estimação.
Mesmo quando aceitos em abrigos, os donos de animais de estimação costumam ter problemas com outros refugiados por causa do barulho feito pelos animais.
O ministério também verificará se os municípios trabalham com associações veterinárias locais e organizações de bem-estar animal para apoiar os donos de animais em tempos de desastre.
Existe um plano para a realização de exercícios de refúgio envolvendo animais de estimação e seus proprietários em cerca de três locais no ano fiscal de 2021, começando em abril.
Fonte: Kyodo | Foto: Cortesia da cidade de Sendai