VACINAÇÃO COVID-19: Japão pretende iniciar em meados de fevereiro
O primeiro-ministro Yoshihide Suga disse na terça-feira (2) que o governo pretende iniciar a vacinação Covid-19 para profissionais de saúde no Japão em meados de fevereiro.
O anúncio ocorre enquanto o governo do Japão se esforça para controlar os altos índices de infecção da população com coronavírus e sob críticas de uma resposta lenta à pandemia.
Uma avaliação do ministério da saúde está marcada para o dia 12 de fevereiro e pode aprovar a vacina da Pfizer. O primeiro lote de doses chegaria da Bélgica ao Japão em 14 de fevereiro, com a aprovação final para a vacina prevista para o dia seguinte, informou uma fonte.
O governo planeja imunizar 10.000 profissionais de saúde que participam de vacinações experimentais para confirmar sua segurança em fevereiro, seguido por mais 3,7 milhões de profissionais de saúde da linha de frente em meados de março.
Pessoas com 65 anos ou mais, um grupo de cerca de 36 milhões, seguirão no mínimo no início de abril, seguidas por pessoas com doenças pré-existentes e, finalmente, a população em geral.
O primeiro-ministro se comprometeu a garantir vacinas para toda a população de 126 milhões do Japão, embora tenha admitido em uma coletiva de imprensa que o país ficou para trás em relação a outros países no início da administração de vacinas, citando muita cautela em garantir a segurança.
O governo tem acordos em vigor com a Pfizer, AstraZeneca Plc. e Moderna Inc. para receber doses suficientes para 157 milhões de pessoas. Os dois últimos ainda precisam se candidatar à aprovação do ministério da saúde.
Fonte: Kyodo