Japão

Culinária brasileira ganha espaço em hospital japonês

11/12/2024

O Hospital Central da Prefeitura de Izumo, na província de Shimane, está adaptando sua “refeição comemorativa” pós-parto para incluir a culinária brasileira. A iniciativa surge em resposta ao aumento da comunidade brasileira na cidade, que já soma cerca de 3.100 residentes.

Em 2023, aproximadamente 10% dos nascimentos atendidos no hospital foram de mães brasileiras. Muitos relataram dificuldade em se adaptar aos sabores japoneses, como dashi, molho de soja e mirin, normalmente usados nas refeições servidas no período pós-parto.

Para atender melhor essa população, o hospital consultou Pires Georgia, esposa de um coordenador de Relações Internacionais e ex-chef no Brasil, que ajudou a criar pratos como feijoada e ratatouille com temperos brasileiros.

“Achei uma delícia, bem temperado e fácil de comer com arroz”, disse um dos médicos que participaram da degustação realizada no dia 9.

Segundo Mikiko Takano, responsável pelo Departamento de Gestão Nutricional, o objetivo é oferecer pratos familiares e saborosos para mães brasileiras se sentirem acolhidas. A novidade estará disponível também para mães japonesas a partir de fevereiro de 2025.

Fonte: Yahoo Japan/FNN / Imagem: FNN-Reprodução internet

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top