Internacional

Mundo sem armas: Nobel para sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki

14/10/2024

A Nihon Hidankyo, Confederação Japonesa de Organizações que Sofreram Bombas A e H, foi anunciada como vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2024, informou o Comitê Nobel Norueguês em 11 de outubro.

O grupo de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, conhecidos como Hibakusha, foi reconhecido por sua luta em prol de um mundo livre de armas nucleares e por seus testemunhos que alertam sobre os horrores desse tipo de armamento.

O comitê destacou que a premiação reflete a intenção de Alfred Nobel de homenagear iniciativas pela paz, redução de exércitos permanentes e promoção de conferências de paz. A Nihon Hidankyo tem atuado ao longo dos anos com depoimentos, resoluções e campanhas globais, incluindo a participação em conferências da ONU, para reforçar a urgência do desarmamento nuclear.

Este ano, o Nobel da Paz foi disputado por 286 candidatos, sendo 197 pessoas e 89 organizações. O prêmio em dinheiro é de 11 milhões de coroas suecas (cerca de ¥157 milhões), e a cerimônia ocorrerá em 10 de dezembro, em Oslo, no aniversário da morte de Alfred Nobel. No ano passado, o prêmio foi concedido à ativista iraniana de direitos humanos, Narges Mohammadi.

Fonte: Asahi shimbun / Imagem: Conta oficial X do Nobel Prize
To Top