Japão

O que fazer durante um grande terremoto

9/08/2024

Quando um grande terremoto ocorrer, como você reagirá?

Especialistas japoneses oferecem conselhos valiosos sobre como se proteger e manter contato com familiares.

Primeiro, a prioridade é proteger sua segurança física: mantenha a calma, fique seguro embaixo de uma mesa ou escrivaninha resistente e cubra sua cabeça. Atenção especial deve ser dada a móveis que podem cair e a vidros quebrados.

Em prédios altos, os tremores podem durar mais devido ao movimento prolongado do solo. Após um terremoto, o gás é geralmente desligado automaticamente no Japão, mas evite verificar riscos de incêndio imediatamente. Mantenha portas e janelas abertas para facilitar a saída.

Se você estiver fora de casa, evite escadas e saídas tumultuadas e siga as instruções dos funcionários. Em elevadores, pressione todos os botões para sair no andar mais próximo. Fique atento a objetos que podem cair.

Durante viagens de transporte público, agache-se ou segure-se para evitar quedas. Se estiver dirigindo, reduza a velocidade, ligue as luzes de emergência e estacione, deixando o motor desligado e as portas abertas. Evite congestionamentos e deixe anotado suas informações de contato.

Devido à sobrecarga das redes de telefonia, use mídias sociais ou e-mail para comunicar-se. Utilize o serviço “Disaster Emergency Message Dial” discando 171 para enviar ou ouvir mensagens de segurança. Várias operadoras de telefonia também oferecem sistemas de retransmissão de mensagens de emergência baseados em texto. Entre elas estão a NTT Docomo, a KDDI e a SoftBank. 

Se uma ordem de evacuação for emitida, siga-a imediatamente. Evite correr e aguarde em locais próximos para evitar aglomerações. Considere que alguns locais podem estar congestionados ou danificados. Informações sobre abrigos temporários podem ser encontradas nos sites oficiais após o desastre.

Em caso de alerta de tsunami, afaste-se rapidamente das áreas costeiras e busque terrenos elevados. Os tsunamis são rápidos e poderosos; mesmo quando a onda desacelera, sua força pode causar danos graves.

Prepare-se com suprimentos essenciais, incluindo comida, água, e uma bolsa de emergência. Mantenha uma lanterna e chinelos perto de onde você dorme para evitar ferimentos. Planeje com sua família formas de contato e evacuação.

Essas orientações são baseadas em informações dos sites da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres, Corpo de Bombeiros de Tokyo, Departamento de Polícia Metropolitana e Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

Fonte/Imagem: Mainichi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top