Japão

Aumento do risco de um mega terremoto no Japão

9/08/2024

A Agência Meteorológica do Japão alertou nesta quinta-feira (8), sobre um aumento significativo no risco de um mega terremoto na região da Fossa de Nankai, ao longo da costa do Pacífico. Este é o primeiro alerta desse tipo emitido pela agência.

O alerta surgiu após um terremoto de magnitude 7,1 atingir o sudoeste do Japão, com epicentro na Prefeitura de Miyazaki, na borda oeste da Fossa de Nankai. Embora não tenha sido recomendado a evacuação, a agência solicitou uma revisão das medidas de preparação para terremotos e aconselhou a população a manter-se em alerta por cerca de uma semana.

Um terremoto de grande magnitude poderia afetar uma vasta área, desde a região de Kanto, incluindo Tokyo, até Kyushu, no sudoeste, e gerar altas ondas de tsunami que poderiam atingir desde Kanto até Okinawa. As previsões indicam uma chance de 70 a 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9 na fossa de Nankai nos próximos 30 anos, com possíveis 323.000 mortes.

Naoshi Hirata, chefe do órgão consultivo da agência, afirmou que a probabilidade de um grande terremoto ao longo da Fossa de Nankai aumentou significativamente. O Vale de Nankai se estende por cerca de 800 quilômetros, onde as placas tectônicas do Mar Eurasiático e do Mar das Filipinas se encontram.

Embora não seja possível prever as áreas exatas que precisarão de preparação, Hirata recomendou precaução. Banhistas devem estar cientes dos abrigos em caso de alerta de tsunami. Desde 2017, a agência opera um sistema para fornecer informações sobre terremotos na Fossa de Nankai, ativado por eventos sísmicos significativos ou movimentos anômalos da crosta.

Se o risco de um grande terremoto for confirmado, a agência emitirá um “aviso de grande terremoto” ou um “alerta de grande terremoto”, com evacuação recomendada para áreas costeiras, se necessário.

Fonte: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top