Novas medidas: facilidade de vida e trabalho para estrangeiros
24/06/2024
O governo do Japão anunciou novas medidas para melhorar a convivência e as condições de trabalho para estrangeiros. A iniciativa segue a aprovação de um projeto de lei que estabelece um novo programa de formação para trabalhadores estrangeiros, visando que eles adquiram o status de “trabalhadores qualificados específicos” em três anos.
Durante uma reunião de ministros na sexta-feira (21), foi revisado um roteiro até o ano fiscal de 2026 para promover uma “sociedade de coexistência harmoniosa” entre japoneses e estrangeiros. Entre as medidas, está o apoio para que futuros estagiários estrangeiros aprendam japonês antes de chegar ao Japão e a orientação para que as empresas ajudem ativamente na melhoria das competências linguísticas dos estagiários.
O governo também planeja implementar sistemas para garantir o funcionamento eficiente do novo programa de formação. O secretário-chefe do gabinete, Hayashi Yoshimasa, destacou a importância de criar uma sociedade onde japoneses e estrangeiros possam viver juntos com respeito e segurança, e pediu que os ministros trabalhem para tornar o Japão um destino atraente para trabalhadores estrangeiros.