Pais contestam regra escolar para hidratação de alunos
18/06/2024
Com o verão se aproximando e o risco de insolação iminente, uma regra sobre “maneiras” de hidratação em uma escola secundária na província de Saitama, está gerando polêmica entre especialistas e pais.
A norma foi divulgada em um impresso distribuído aos alunos da escola na cidade de Okegawa, detalhando mudanças nas instruções para o novo ano letivo. O regulamento estabelece que, por consideração aos bons costumes, água, chá e outras bebidas em garrafas não devem ser consumidas durante provas ou aulas, a menos que o aluno peça permissão ao professor.
Um pai, preocupado com a saúde dos alunos, pediu a revogação da regra, alertando para o risco de insolação. A escola ainda não respondeu ao pedido. O vice-diretor explicou que a medida visa manter a ordem durante as aulas, enquanto o Conselho de Educação local considera que a norma não proíbe completamente a hidratação.
Ryo Uchida, especialista em regras escolares da Universidade de Nagoya, criticou a norma, destacando que a saúde dos alunos é mais importante e que não há justificativa racional para impedir a hidratação sem permissão do professor.