Japão

Shizuoka: indústria da construção clama por soluções urgentes

5/06/2024

A Comissão de Assuntos Judiciais da Câmara dos Vereadores realizou nesta segunda-feira (3), uma audiência pública em Shizuoka para discutir um projeto de lei que visa substituir o sistema de treinamento de estagiários técnicos por um novo modelo de aceitação de trabalhadores estrangeiros, denominado “Trabalho de Desenvolvimento”.

A indústria da construção enfrenta dificuldades na contratação de mão de obra, agravadas pelo envelhecimento da força de trabalho. Masahiro Kitagawa, presidente da Associação da Indústria de Construção da Prefeitura de Shizuoka, destacou os esforços para melhorar as condições de trabalho, mas reconheceu a dificuldade em atrair jovens trabalhadores.

Organizações nipo-brasileiras também participaram, solicitando atenção especial às crianças na revisão das autorizações de residência permanente. Além disso, houve pedidos para que as regras sobre transferências de empregados incluam a obrigação de o empregador receptor arcar com os custos envolvidos.

 

Fonte: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top