Novo sistema: permissão de entrada para estrangeiros no Japão
01/04/2024
A Agência de Serviços de Imigração inicia um período experimental do sistema de pré-autorização destinado a fortalecer a segurança do país e reduzir o congestionamento nos pontos de entrada, através da pré-verificação de visitantes estrangeiros antes de sua chegada.
De acordo com o sistema proposto, as companhias aéreas serão responsáveis por fornecer dados às autoridades de imigração, incluindo informações do passaporte, sobre os viajantes estrangeiros que estão com destino ao Japão, durante o processo de check-in nos aeroportos.
Os funcionários da imigração irão então cruzar essas informações com um banco de dados, visando identificar possíveis ameaças à segurança nacional. Visitantes estrangeiros que forem identificados como terroristas, tenham cumprido pena de prisão de um ano ou mais no Japão ou em qualquer outro lugar, ou tenham sido acusados de permanência ilegal no país, não serão autorizados a entrar no país.
As companhias aéreas serão notificadas sobre as decisões das autoridades de imigração, tendo a opção de permitir ou não o embarque dos turistas em seus voos.
Funcionários da agência indicam que, nos últimos anos, cerca de 10 mil visitantes estrangeiros tiveram sua entrada negada no Japão na chegada, e aqueles que se recusaram a retornar aos seus países foram extraditados às custas do Estado.
O Japão recebeu aproximadamente 25,8 milhões de estrangeiros no ano passado, o que representa cerca de 80% dos níveis pré-pandêmicos. Esse aumento significativo de visitantes contribuiu para o congestionamento nos procedimentos de imigração. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul já implementaram o sistema.