Japão

Mais 4 setores: trabalhadores estrangeiros qualificados

01/04/2024

O governo japonês anunciou na sexta-feira (29), a expansão do seu programa específico de trabalhadores qualificados, visando atrair profissionais estrangeiros para áreas com escassez de mão-de-obra.

A decisão, tomada pelo Gabinete, adicionará quatro novos setores ao programa, que concede status de residência adicional a trabalhadores estrangeiros com habilidades especializadas.

Atualmente, o programa abrange 12 setores, como cuidados de enfermagem, construção e agricultura. Os quatro novos setores incluem transporte automotivo, ferrovias, silvicultura e madeira.

Motoristas de ônibus e táxis, assim como maquinistas e condutores de trens, agora poderão se candidatar ao programa. No entanto, é exigido um alto nível de proficiência na língua japonesa para esses empregos, devido à necessidade de habilidades de comunicação e gestão de segurança.

O governo japonês planeja receber até 820 mil trabalhadores estrangeiros nos 16 setores nos próximos cinco anos, a partir do ano fiscal que se inicia neste mês de abril.

 

Fonte: NHK

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top