Prefeito de Anjo tem salário reduzido
26/03/2024
Após uma nipo-brasileira receber tratamento inadequado ao solicitar assistência pública na prefeitura de Anjo, em Aichi, a cidade anunciou nesta segunda-feira (25), medidas para prevenir recorrências desse tipo de incidente.
Estas incluem melhorar a formação dos funcionários, a alocação de intérpretes e a criação de um “plano de reformas” em toda a prefeitura. Uma equipe de projeto composta por funcionários municipais está trabalhando na elaboração do plano, que deverá ser concluído até o final do próximo mês.
Em uma coletiva de imprensa, o prefeito Mototo Mitsuboshi afirmou: “Trabalharemos em conjunto com os funcionários municipais para reconstruir a confiança, visando criar uma cidade de coexistência multicultural”. Ele enfatizou que a responsabilidade recai sobre toda a cidade, não apenas sobre indivíduos. Além disso, a cidade propôs reduzir o salário do prefeito em 10% por um mês como uma forma de assumir responsabilidade.
Um comitê terceirizado, criado pela cidade, investigou o incidente e descobriu que, em novembro de 2022, dois funcionários do departamento de previdência social fizeram comentários inadequados a uma mulher solicitando assistência, afirmando que “os moradores de rua não podem receber auxílio previdenciário”.
Embora nenhum funcionário tenha sido disciplinado, a cidade reconheceu falhas sistêmicas e está tomando medidas para evitar incidentes semelhantes no futuro.