Daihatsu: trabalhadores colocados em licença
25/12/2023
As fábricas da Daihatsu em Kyoto, Shiga e Oita foram fechadas hoje, e a da sede da montadora em Ikeda, província de Osaka, fará o mesmo amanhã. Alguns funcionários realizarão a limpeza de final de ano, mas outros serão obrigados a tirar folga.
A produção doméstica será completamente paralisada. A Daihatsu possui 30% de participação no mercado japonês de keijidousha.
A data de reinício ainda não foi decidida e a paralisação deverá continuar até o final de janeiro.
“Não sei quando poderei começar a trabalhar novamente”, disse um funcionário da fábrica de Shiga que foi afastado naquele dia. “Talvez eu tenha que encontrar outro emprego enquanto ainda posso sobreviver.”
A Daihatsu disse na quarta-feira (20) que 174 irregularidades foram identificadas em 64 modelos – incluindo aqueles em desenvolvimento ou que não estão mais em produção – e que pretendia interromper a produção. Vinte e sete modelos são fabricados nas quatro fábricas e cerca de 930.000 unidades foram produzidas no ano fiscal de 2022.
O sindicato da Daihatsu, com cerca de 11 mil membros, exigiu que a empresa desse aos funcionários pelo menos 90% de seu salário regular.